AÇOES DO CENTRO COMUNITÁRIO SÃO PANCRÁCIO – GRUPO INTERKARITAS
           

Atendendo aos objetivos estatutários da Entidade, vários projetos têm sido desenvolvidos ao longo dos 35 anos de existência do Centro Comunitário São Pancrácio – Grupo Interkaritas. Dentre eles destacamos:

1. CONSTRUÇÕES E REFORMAS - O CCA FREI REGINALDO - Vila da Paz, foi inteiramente construído  pelo Grupo Interkaritas, dentro de suas possibilidade e com a ajuda dos colaboradores, sendo incrementado ao longo de 8  anos com ampliações para que se adequasse ao bom funcionamento de abrigo  de crianças e adolescentes , com atividades sócio culturais, lazer e esporte. Da mesma forma, o CCA JARDIM SILVEIRA foi contemplado com anos de reformas, aumento de espaços e manutenção das instalações. Em 2018/2019, nesses dois projetos foram investidos RS$ 61.875,00.
O acompanhamento dos trabalhos pode ser apreciado no link GALERIA DE FOTOS deste site (clique aqui).

2. PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL - Há mais de quatro anos o Grupo Interkaritas vem implantando a inclusão digital para os assistidos nos CCAs Frei Reginaldo e Jardim Silveira. Foram conseguidas doações de equipamentos, conexão com Internet, montagem de bancadas para acomodação dos computadores com seus periféricos e montagem de salas adequadas. Valor investido nesse projeto em 2018/2019= RS$.5.883,00

3. PROJETO MULHERES NO MERCADO -  Implantado inicialmente no Parque Nova América, periferia de Parelheiros em 2007, com o nome de Mãos em Ação, este projeto visa apoiar a manutenção de uma associação de mulheres carentes, para que elaborem peças de artesanato a serem vendidas em feiras e bazares específicos, aliando terapia ocupacional que influi do nível de autoestima das participantes, ao mesmo tempo em que são criadas condições  de auferir renda com a venda dos produtos do trabalho para  melhoria das condições de suas vidas. Em 2008 esse projeto foi incorporado ao Projeto Mulheres no Mercado (Economia Solidária e Sustentada) em parceria inicial com a Caritas Diocesana e com a Prefeitura do Município de São Paulo.

Doações e Investimentos efetuados em 2018/2019 pelo Grupo Interkaritas= RS$ 6.390,00.

4. PROJETO DE MEIO AMBIENTE ( Socioambiental) – Em 2015, o Centro Comunitário São Pancrácio incluiu no seu Estatuto mais um objetivo a ser trabalhado, além dos assistenciais e educacionais já implantados: a atividade socioambiental, integrando-se, assim, ao movimento ambiental da Região dos Mananciais Billings e Guarapiranga e da Cidade de São Paulo.
A partir de então, foi implantado o “Projeto Sonho de Manancial – Billings-Guarapiranga” em entidades assistidas (vide link Entidades Assistidas neste site): 2015 /2016 – CCA Frei Reginaldo – Vila da Paz; 2016/2017 – CCA Jardim Silveira; 2018 – CCA Jardim Sabiá e CJ Rosa mística, no bairro Jardim Sabiá.
Contamos nos trabalhos já realizados com o apoio técnico da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, através de programa de aulas educativas mensais, administradas por seus engenheiros agrônomos e por seus veterinários, da Casa da Agricultura da Prefeitura de São Paulo, na implantação de hortas e manejo do solo, com o parceiro especializado em botânica Eduardo Seraphim, dentre tantos outros colaboradores.
Criação de  canteiros maiores em áreas livres no CCA Frei Reginaldo, num terreno em declive, destinado aos vários planos em degraus com aproveitamento de áreas degradadas. Criação de horta e milharal do CCA Jardim Silveira;

- Cursos sobre hortas orgânicas e aproveitamento de espaços permeáveis.

- Compostagem Curso e criação de espaço para aproveitamento dos restos da cozinha do CCA para produção de insumos destinados à produção de produtos orgânicos.

- Encaminhamento aos órgãos competentes das demandas de saneamento básico na Vila da Paz e especialmente na área do Areião e Morrão.

- Encaminhamento aos órgãos competentes sobre descarte de lixo no viário e descarte de entulho no limite da Vila da Paz com área da EMAE-Areião e da SABESP.

CCA Jardim Silveira 2018

1- Curso de Identificação das Famílias Botânicas da Mata Atlântica, com palestras desenvolvidas por Eduardo Seraphim;

2 - Coleta, identificação e exposição na entidade de amostras de resíduos sólidos, encontrados no terreno destinado ao plantio de vegetais orgânicos

3- Palestra e plantio em recipientes e observação do desenvolvimento da semente da Palmeira Juçara originária do território de Parelheiros da Mata Atlântica e símbolo do projeto BIGSOMA.

 

- CJ Rosa Mística 2018 Atividades desenvolvidas:

Palestra e plantio em recipientes e observação do desenvolvimento das sementes da Palmeira Juçara originárias do território de Parelheiros da Mata Atlântica e símbolo do projeto BIGSOMA

Delimitação do terreno para identificação da margem do riacho e seu limite, identificação do tipo de solo e da vegetação que compõem os ambientes naturais do CJ Rosa Mística

Delimitação do terreno Identificação de nascente no entorno do CJ Rosa Mística

 

Expedição no Jardim Sabiá, identificação e descoberta de Nascentes e riachos identificação de Nascente

 

Pesquisa Socioambiental com a comunidade do Jardim Sabiá, CJ Rosa Mística e equipe do BioSoMa APA Bororé Colônia,
O Centro Comunitário São Pancrácio ocupa cadeira no conselho Gestor da APA Bororé Colônia, no biênio 2018/2020, em sua segunda gestão.

Participação: reuniões ordinárias, CT de Planejamento, CT de Saneamento e Infraestrutura, Plano de Manejo da APA Bororé Colônia

Expedição de reconhecimento com destino ao Parque Estadual Serra do Mar Curucutu

 

Rio Capivari-Monos

Expedição de reconhecimento no território da APA Bororé Colonia, Ilha do Bororé, Capela de São Sebastião, Ilha do Bororé

 

5. PROJETO DE ARRECADAÇÃO DE MANTIMENTOS: A doação de alimentos e demais mantimentos pela comunidade alivia as despesas do Grupo Inter-Karitas para complementar as necessidades básicas de alimentação das entidades assistidas, possibilitando sua concentração nos objetivos mais dispendiosos , relativos à criação  ou ampliação de espaços para melhor atendimento dos carentes.

Lista de mantimentos doados pela comunidade em 2019, a saber:

              5218 quilos de alimentos;
              2544 fraldas geriátricas;
              100 litros de leite;
              342 litros de produtos de limpeza;
              114 quilos de produtos de limpeza;
              368 unidades de produtos higiene pessoal;
              114 rolos papel higiênico;
              02 caixas de luvas cirúrgicas;
              16 pacotes de lenços umedecidos.

6.  PROJETO DE OBTENÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS  ATRAVÉS DE BAZARES DE ROUPAS USADAS e SEMINOVAS, DE NATAL, ALMOÇOS/JANTARES E CHÁS BENEFICENTES COM BINGO
Desde seus primeiros anos de existência o Grupo Interkaritas tem promovido Bazares da Pechincha para, através do repasse de roupas usadas e seminovos a baixos preços à comunidade, arrecadar recursos que são totalmente revertidos para as obras sociais , somados às doações recebidas de colaboradores, da renda de eventos ( bazar de Natal, bazares de artesanato, almoço, jantares  e chás beneficentes e das mensalidades dos associados, permitem que os objetivos do Grupo vão sendo conquistados.

A CADA ANO SÃO REALIZADOS , EM MÉDIA , 11 BAZARES DA PECHINCHA, 2 ALMOÇOS/JANTAR, 3 BAZARES DE ARTEZANATO COM BINGO BENEFICENTE E 1 BAZAR DE NATAL
Para melhor visualização desses eventos  acesse a GALERIA DE FOTOS deste site (clique aqui)

 

7 – PROJETO DE DISTRIBUIÇÃO DE PROVISÕES       

Para maior detalhamento da visualização dos eventos referentes às ações do Grupo Interkaritas consulte a GALERIA DE FOTOS deste site  (clique aqui)             

 

 

  STF Ventis Desenvolvimento
Centro Comunitario Sao Pancracio - Grupo Inter-karitas
CNPJ/MF: 68.159.110/0001-34
Praca Vincenzo Galilei, 5 - Interlagos CEP 04783-060 - Sao Paulo - SP
Fone: (11) 5668-6207 | E-mail: interkaritas@interkaritas.com.br